A iniciativa da utilização do computador como agente transformador no ensino e aprendizagem visa diminuir a distância tecnológica entre a escola, a universidade e o estudante.

Os recursos tecnológicos de informação vêm se tornando recursos didáticos cada vez mais explorados como linha de pesquisa no ensino, possibilitando diferentes investigações em que o computador está envolvido. Dentre as potencialidades exibidas pelo computador como ferramenta cognitiva, destacamos o seu uso como instrumento de laboratório, quando são conectados a sensores para coletar dados de experimentos.

As vantagens dessa aplicação têm impacto significativo na formação do estudante, em que as habilidades necessárias para o desenvolvimento do método científico de análise são abordadas e exigidas. Vejamos por que.

Num laboratório didático de física tradicional os estudantes realizam a maioria das experiências coletando os dados manualmente a partir do instrumento de medição e registrando os dados obtidos em uma folha de papel. Essa metodologia consome muito tempo e faz com que o número de dados obtidos não seja o desejável para uma eficaz análise estatística dos dados.

Usando a aquisição de dados por computador, além da redução no tempo de coleta de dados e a rápida representação dos mesmos em forma de gráficos e tabelas, é possível criar no laboratório de física um ambiente no qual o estudante é um agente ativo na construção do seu conhecimento e capaz de desenvolver habilidades de análise que extrapolam os limites impostos por lápis e papel.

O dinamismo do processo provoca a curiosidade e espontaneidade dos estudantes já que a aula de laboratório torna-se desafiadora: as antigas justificativas encontradas nas conclusões dos relatórios não são mais aceitas. Justificativas para um resultado ruim tais como: “foram obtidos poucos dados” ou, “o instrumento de medida não estava devidamente calibrado”, sequer podem ser cogitadas.

Como exemplo podemos citar as potencialidades do software TRACKER para estudar movimentos uni e bidimensionais através de vídeos e imagens e softwares de análise de som tais como o Audacity, que associados a sensores, permitem realizar diversas medidas físicas.

Importante ressaltar que são softwares freewares, isto é, estão disponíveis para download. Portanto nosso trabalho corresponde à inseri-los nos experimentos que passam a ser identificados como experimentos assistidos por computador.

 

Software Scratch com Arduino