O sucesso de nossas assessorias está na participação do professor! A GEDUTEC acredita que o professor é um grande parceiro na utilização de novas tecnologias seja em atividades curriculares ou extracurriculares, seja no uso de TIC ou no desenvolvimento de projetos de robótica.

Atualmente o grande desafio para o professor não se sustenta apenas em saber usar as tecnologias, é necessário que saiba interagir com ela de modo a criar espaços efetivamente educacionais que promovam o desenvolvimento das competências, habilidades autônomas e críticas dos estudantes.

Por isso o professor precisa gostar dos equipamentos e precisa acreditar que as novas metodologias trarão ganhos para o processo educacional, isto é, entendemos que o professor precisa sentir-se confortável em relação a equipamentos e metodologias para sua utilização! Estimulamos a participação dos professores em todos os nossos cursos, oficinas e assessorias, permitindo que os mesmos tragam suas experiências e opiniões e dessa maneira promovemos sua formação!

Entendemos que os professores das mais diferentes disciplinas podem participar de cursos e oficinas de robótica, por exemplo, pois através de suas experiências e especificidades de área podem promover a capacidade criativa dos estudantes e colaborar para o sucesso de projetos mais amplos, numa perspectiva interdisciplinar ou multidisciplinar.

Há uma infinidade de projetos de robótica que podem ser estimulados a partir da participação do professor, sem esquecer que é o mesmo quem determina o conteúdo e o estudante é o sujeito que manifesta o melhor caminho para poder assimilá-lo: o professor de geografia pode instigar os estudantes a desenvolverem projetos que busquem monitoração ambiental e sustentabilidade juntamente com professores de química, física e biologia; professores de códigos e linguagens podem estimular o uso de dispositivos de reconhecimento de voz; podem promover o uso das tecnologias de informação para compartilhar resultados de projetos interdisciplinares para a comunidade; professores de educação física e esportes podem buscar o aprimoramento em diferentes aspectos usando monitoramento das funções do corpo humano em projeto interdisciplinar com biologia; também podem buscar o monitoramento da eficiência de atletas e esportistas através de sensoriamento em projeto interdisciplinar com física, e etc..

Nós, enquanto assessoria, fornecemos todos os subsídios necessários para que professores e estudantes possam se apropriar do uso dos novos instrumentos e desenvolver uma visão crítica desse uso, para que as ações desenvolvidas tornem-se efetivamente práticas pedagógicas.

Veja mais