ROBÓTICA EDUCACIONAL

A proposta do curso extracurricular de robótica está voltada para a construção de estruturas e equipamentos mecatrônicos (Ensino Fundamental 2 e Médio) e também, para o controle de máquinas através do computador (Ensino fundamental 2, Médio e Ensino Superior).

Um dos diferenciais desse curso é a introdução dos conceitos lógicos de programação por meio do Scratch, um software open source de simples manipulação e que utiliza a metodologia de programação gráfica, também conhecida por programação em blocos iconizados.

Outro ponto forte é a utilização do Arduino, uma plataforma baseada em softwares e hardwares livres que permite, via porta USB, o controle e a automação de diversos dispositivos eletrônicos, tais como, LEDs, motores, eletrodomésticos bem como comunicar-se com computadores, smartphones de forma mais simples, versátil e menos onerosa que outras plataformas construídas para microcontroladores.

 

A metodologia adotada nos cursos:

  • possibilita a vivência em situações de aprendizagem que requerem do estudante a utilização de suas habilidades e capacidade de improvisação e criatividade, bem como o espírito de equipe e respeito à coletividade;
  • contribui para o desenvolvimento do raciocínio lógico ao introduzir a lógica de programação;
  • possibilita a compreensão de modo diferenciado de conceitos e explicações para fenômenos naturais e sociais adquiridos ao longo da vida escolar.

 

Tudo isso porque desenvolvemos Aprendizagem Baseada em Projetos, de modo que os cursos adquirem o caráter de Iniciação Científica Junior, com o objetivo de fortalecer a formação cientifica dos jovens.

Os cursos possibilitam também a formação de professores para a utilização e produção dos projetos desenvolvidos de acordo com as necessidades específicas da instituição, tais como projetos interdisciplinares.

 

Temas abordados no curso:

Introdução ao Scratch

Compreensão das janelas de programação.

Introdução ao Arduino: reconhecimento da placa, linguagem de programação. Estudo das portas digitais e analógicas do Arduino. Conversores analógico-digitais. Interação do mundo real com o virtual: criação de animações interativas.

Estudo de outras linguagens iconográficas de programação para o Arduino, tais como o Ardublock que possibilita a visualização da programação na IDE do dispositivo em linguagem C convencional para conferencia do usuário.

Estudo dos sensores que serão utilizados em cada projeto e consequente compreensão dos fenômenos físicos envolvidos.

Estudo de diferentes atuadores que serão utilizados nos projetos definidos pelos estudantes.

 

 

Equipes de trabalho

Com a finalidade de prezar o bom desenvolvimento do curso, trabalhamos com turmas de 15 estudantes.

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